Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Construa sua Carreira em Portugal

Apoio à integração profissional de expatriados em Portugal

5 dicas para uma Carreira em Portugal

18.09.20

Se está a pensar vir morar em Portugal e decidiu que 2021 é o seu ano, e o da sua família, então neste artigo vou dar-lhe 5 dicas fundamentais para poder planear uma transição de carreira mais eficaz no mercado de trabalho em Portugal.

Dinheiro ou Carreira?

A todos os meus profissionais, sejam portugueses ou estrangeiros, eu sempre digo “primeiro o dinheiro, depois a carreira” porque a realidade do mercado de trabalho português e a experiência nesta área dizem-me que a carreira precisa de tempo para ser desenvolvida e o dinheiro “compra-lhe” a única coisa que vai necessitar para estar bem emocionalmente e ter a clarividência para tomar decisões acertadas, ou seja tempo. Parece quase um círculo vicioso e interminável, mas acredite que um profissional sem dinheiro não tem nem a paz de espírito nem o tempo para “corridas de fundo” ou dito de outra forma para fazer a maratona, e é disso que se trata quando falamos da gestão da sua carreira.

Acima de tudo, esteja disponível para a mudança ou para ter um primeiro trabalho em Portugal que lhe dá dinheiro, mas não necessariamente uma carreira de sucesso e isto não significa que vai acabar definitivamente atrás de um balcão num restaurante, mas tão somente que poderá ter que dar um passo atrás para avançar firme. Já agora leia mais sobre a remuneração salarial de Portugal.

Defina Objectivos

Definir objectivos é fundamental, mesmo que pessoalmente não goste. Quando mudamos de país há um momento de transição que é crítico para a manutenção e subsequente valorização da nossa experiência e competências profissionais já adquiridas. Profissionais que não planeiam nem definem objectivos individuais de carreira têm uma maior tendência para improvisar e ficarem expostos a decisões menos certeiras ou que alguém decida por eles.

O que lhe recomendo é apenas que reconheça dentro de si quem é e o quer ser ou como ser reconhecido no mercado de trabalho em Portugal. Não é relevante estabelecer objectivos temporais em que se propõe a chegar a um determinado momentum profissional em 3 anos, mas antes que imponha metas, nomeadamente na conclusão de uma certificação profissional, na melhoria do seu nível de inglês ou até no desenvolvimento de novas competências técnico-profissionais.

Para que isto aconteça deve estudar e conhecer bem o mercado de trabalho em Portugal para que possa efectivamente delinear um caminho a percorrer. Aproveite e leia mais sobre o nível de línguas em Portugal.

Crie uma estrutura de trabalho

Talvez a dica mais difícil de integrar. Ao fim destes anos todos a trabalhar neste tema da gestão de carreira e pesquisa de emprego continuo sem conhecer um profissional que consiga criar uma estrutura de trabalho que consiga sobreviver no tempo, não porque não tenha conhecido profissionais de excelência, mas porque compreensivelmente é muito difícil manter a motivação e a crença nesta estrutura de trabalho ao longo do tempo. Muitos profissionais quando não obtêm logo resultados assumem que esta estrutura não lhes vai trazer qualquer resultado e desistem dela ao fim de pouco tempo, mas ela é essencial porque permite-lhe manter um registo escrito do que tem feito, manter uma base de conhecimento relativamente ao mercado de trabalho, aos empregadores e aos segmentos que mais crescem e também compreender a eficácia das suas acções de promoção da sua carreira, mal ou bem.  

Defina pequenos objectivos semanais do que quer alcançar e seja fiel, mais vale pouco todas as semanas do que muito apenas uma vez. Verifique resultados e ajuste-se. Não se esqueça registe todas as suas acções.

Invista tempo e dinheiro

Uma carreira de sucesso como já percebeu precisa de tempo e dinheiro, tempo para poder tomar decisões mais eficazes e dinheiro para obviamente lhe comprar tempo, mas também para investir no desenvolvimento deste caminho profissional com o qual está comprometido. Há profissionais que precisam de estudar uma vida inteira, adquirindo conhecimentos técnicos para uma profissão que está em constante evolução, como é caso das tecnologias de informação. Outros profissionais precisam antes de investir o seu dinheiro no seu bem-estar como contrabalanço à exigência da sua profissão, como é o caso de um enfermeiro ou de um médico.

Invista tempo e dinheiro na sua evolução e no que lhe faz bem. Essa decisão é fundamental para ser melhor profissional e ser mais eficaz na gestão da sua carreira.

Seja você próprio

Ou acha mesmo que conseguirá ter sucesso se tentar ser outra pessoa qualquer?