Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Construa sua Carreira em Portugal

Apoio à integração profissional de expatriados em Portugal

Conhecer o Mercado de Trabalho

28.09.20

Um dos maiores desafios que um profissional enfrenta na sua pesquisa de emprego é sem dúvida conhecer de forma estratégica o mercado de trabalho onde pretende criar oportunidades profissionais. Nas minhas sessões de carreira esta é a actividade em que os profissionais mais demonstram resistência na assimilação e até de compromisso com o processo, independentemente da sua nacionalidade ou nível de experiência.

A experiência diz-me que a maior dificuldade reside no facto de ao conhecimento do mercado de trabalho estar subjacente a necessidade de se aprofundar conhecimento suficiente para se identificar principais sectores de actividade e segmentar estrategicamente o mercado, bem como ser capaz de desenvolver hábitos sistematizados de pesquisa de organizações e potenciais contactos profissionais, quer na principal rede social, o LinkedIn, como também através dos motores de busca.

Estruturar e preparar uma base de contactos e organizações que permita aprofundar o conhecimento que se tem do mercado de trabalho não é um processo demasiado complexo, mas vai requerer tempo, compromisso e muita perseverança até que os primeiros resultados do esforço desenvolvido apareçam, em especial em contextos de pouco dinamismo na criação de oportunidades como é o caso do mercado português. Leia mais sobre as dinâmicas do mercado de trabalho de Portugal.

Apesar de ser um processo de endurance, a verdade é que este é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia duradoura de abordagem ao mercado, já que permite ao profissional manter a sua pesquisa de emprego organizada e sistematizada, assim como lhe dá uma visão ampla das acções que levou a cabo na procura de oportunidades de trabalho.

Como criar a base de contactos?

As dicas que deixo neste artigo são um ponto de partida para que possa começar a estruturar a sua base de contactos e posterior abordagem ao mercado de trabalho português. Pode levar à letra ou simplesmente adaptar.

Em primeiro lugar, deve começar por escolher que ferramenta quer usar como registo de todas as acções e recolha de informação. Usualmente, recomendo que o profissional crie uma folha de Excel para o efeito, contudo não existe uma fórmula mágica, pois cada profissional desenvolve o seu próprio método de trabalho.

Partindo do pressuposto que escolhe o Excel como ferramenta de registo, a primeira acção é identificar 3 segmentos do mercado de trabalho português onde o seu perfil profissional possa ser uma mais-valia. Posteriormente, em cada segmento deve identificar 2 organizações alvo e em cada uma 2 contactos que devem ser preferencialmente a pessoa responsável pelo recrutamento e alguém que esteja na sua linha de actuação, ou seja se a sua função é a de Programador então um Director de TI ou de Projecto pode ser um potencial contacto.

A esta fórmula de criação da base de contactos eu costumo chamar de método 3X6X12 porque o seu ponto de partida para estruturar a sua pesquisa de emprego serão 3 segmentos, com 6 organizações e 12 potenciais contactos.

O que fazer com estes contactos?

Com estes primeiros contactos, e é o método que recomendo para permanecer organizado nesta estratégia de pesquisa de oportunidades, deve em primeiro lugar verificar no website da empresa e nos principais websites de emprego se existem processos selectivos em aberto. De seguida deve procurar pelos dois contactos identificados na sua pesquisa e adicioná-los à sua rede de LinkedIn. Com estes dois passos está a validar se existem ofertas a que possa concorrer e a potenciar em simultâneo a sua rede de networking, fundamental para o processo de candidatura espontânea.

Desenvolver uma estratégia de pesquisa de emprego é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Estabeleça pequenos objectivos semanais e construa pacientemente a sua rede de contactos e potenciais empregadores. Valide sempre se o que está a construir está a produzir resultados. Ajuste e modifique o for necessário. Seja paciente e perseverante!