Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Construa sua Carreira em Portugal

Apoio à integração profissional de expatriados em Portugal

Estudar em Portugal. Uma experiência única.

17.11.20

A 17 de Dezembro de 1939 um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia lutaram heroicamente contra tropas nazis que haviam invadido a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos matando dirigentes e levando centenas para campos de concentração. Por este motivo, e desde esse fatídico dia, comemora-se nesta data o Dia Internacional dos Estudantes, mas não é por isto que lhe escrevo este post, a si que talvez esteja a pensar em estudar em Portugal. O meu motivo é outro, é mostrar-lhe por que motivo Portugal pode ser um país fantástico para vir estudar ou terminar os seus estudos superiores.

 

Multiculturalidade, tolerância e segurança.

Portugal está entre os 10 países mais tolerantes do mundo, segundo o Índice Global de Prosperidade do Instituto Legatum que mede entre outros indicadores a educação, a saúde, a economia, o empreendedorismo e a governança. A acrescentar a este factor, e segundo o Institut for Economics & Peace, somos considerados o terceiro país mais seguro do Mundo, apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia. Estes dois indicadores em conjunto proporcionam-lhe as condições necessárias para que veja Portugal como um destino seguro, tolerante e aberto a outras culturas e nacionalidades, sendo também o local ideal para que possa estar em contacto com experiências de vida únicas. Efectivamente, Portugal é um país pequeno e até conservador em alguns aspectos, mas profundamente aberto ao Mundo, e historicamente, isso é facilmente comprovável.

 

As vantagens do Espaço Schengen. Conhecer outros países.

Caso não saiba, o Espaço Schengen não é o mesmo que a União Europeia. O Acordo de Schengen foi celebrado em 1985 entre a Bélgica, Alemanha, Países Baixos, França e Luxemburgo e deve o seu nome a uma pequena aldeia do sul do Luxemburgo, situada no local onde este país faz fronteira com a França e a Alemanha. Tendo começado por ser uma iniciativa intergovernamental, a cooperação Schengen encontra‑se atualmente integrada na legislação e nas normas da União Europeia. O Espaço Schengen garante a liberdade de circulação sem fronteiras num território que engloba 26 países, com mais de 400 milhões de cidadãos.

Se é estudante e não pertence a nenhum país da União Europeia ou do Espaço Schengen saiba que se vier estudar para Portugal (membro deste espaço cooperativo) pode usufruir das vantagens de livre circulação interestadual que os cidadãos nacionais do estados-membros usufruem. Assim, se escolher estudar em Portugal, poderá organizar a sua vinda para poder visitar e conhecer países como a Suíça, Áustria ou Finlândia, por exemplo. Mais uma vez, estudar em Portugal pode significar poder vivenciar experiências únicas.

 

Universidades portuguesas entre as melhores do Mundo.

Lisboa, Porto, Minho, Aveiro, Coimbra e Nova de Lisboa. São seis as universidades portuguesas destacadas no Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2020, publicado este sábado pela Shangai Ranking Consultancy, naquele que é conhecido como o ranking de Xangai, pioneiro nos rankings universitários globais e um dos mais importantes do mundo. A lista compila as melhores universidades do mundo com base numa "metodologia transparente e dados objetivos", baseando-se em critérios como a qualidade da educação, docência, investigação e desempenho per capita.

Se vier estudar em Portugal, esta pode ser sem dúvida uma oportunidade para complementar os seus conhecimentos e competências já adquiridas, nalgumas das melhores universidades do Mundo.

 

Oportunidades profissionais. Carreira internacional.

Estudar em Portugal significa viver num país seguro, tolerante e aberto à multiculturalidade, estado-membro do Espaço Schengen e da União Europeia e ter acesso a algumas das melhores universidades do Mundo. Se ambiciona ou sonha poder desenvolver uma carreira internacional, então a conjugação destes factores pode ser a fórmula “mágica” para começar a dar os primeiros passos neste caminho profissional.